top of page

ENTREVISTA

 by Luiz Gustavo Alves

ELOÁ PEETZ PRADO

Eloá Peetz Prado, é natural de São Paulo, é arquiteta e sócia da conceituadíssima "E3GP Arquitetura", juntamente com Edison Guimarães.

Aos 42 anos de idade, é uma das grandes profissionais do ramo, com projetos e gerenciamento de grandes obras, tais como Condomínio da praia da Baleia, "Villagio Arcobaleno", Shopping Plaza Doro, Condomínio Golfe Clube, entre outros, com larga experiência em residências de alto padrão.

REF: Você sempre se interessou pela arquitetura? Era o caminho que pretendia trilhar em sua vida?

EPP: Inconscientemente sim! Risos

Acho que desde criança já esboçava a paixão pela arquitetura, tinha um “estranho” interesse em plantas baixas que recortava dos jornais do meu pai. Ficava imaginando os ambientes, além disso sempre tive muito interesse pelo desenho e pintura.

Mas somente aos 18 anos realmente me vi arquiteta e recorri a alguns cursos técnicos antes de ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1994.

 

REF: De onde veio à inspiração para essa carreira?

 

EPP: Sinto prazer e felicidade em criar, em pensar nos detalhes construtivos, em ver uma obra finalizada, sem dúvida, essa é a minha inspiração.

REF: Qual trabalho foi mais marcante na sua carreira, e porque?

 

EPP: Todos os trabalhos são importantes, mas quando você trabalha em um projeto que necessita da energia de uma grande equipe de parceiros, é um grande desafio. Iniciei minha carreira justamente no litoral Norte de São Paulo, com projeto e gerenciamento da obra de um Condominio na Praia da Baleia – o Villagio Arcobaleno.

Depois atuei em Goiânia de 2001 a 2005, tive a grata satisfação de desenvolver projetos significativos como Shopping Plaza Doro, o Edifício Serra dos Pirineus, e a sede do Condomínio Golfe Club.

De volta São Paulo, me dediquei à Arquitetura Corporativa atendendo à Editora Abril, e após fundar o escritório E3GP ao lado do meu sócio Edison Guimarães, resgatei o desejo antigo de atuar na Arquitetura Residencial, com a larga experiência dele em residências de alto padrão.

REF: O que é viver da arquitetura no Brasil, nos dias de hoje? Você gostaria de viver em outro país? Qual?

 

EPP: É um grande desafio, principalmente nos dias de instabilidade e desigualdade que vivemos. Mas a função do arquiteto é exatamente essa, é criar e transformar espaços, visando a satisfação e o bem estar dos usuários, e o Brasil necessita exatamente disso, então entendo que estou no caminho certo e no país certo também, tendo muito com o que contribuir.

REF: Do que você acredita que necessitamos, nos dias de hoje, para uma ascensão nesta área?

 

EPP: O arquiteto é o profissional por excelência idealizador e facilitador. Para que haja a ascenção, como em toda área, ele precisa receber as demandas e sonhos do cliente e converter em ideias e materializar as ideias em projetos arquitetônicos, deixando o seu cliente satisfeito.

 

REF: O que você diria a um jovem que pretendem ingressar em uma faculdade de arquitetura?

 

EPP: É um longo caminho a se trilhar, mas muito gratificante, por que ao contrário de outras profissões, você tem a possibilidade criar espaços que serão de grande importância para outras pessoas, desde espaços urbanos até interiores, aliando tecnologia, arte, a até uma boa dose de psicologia (risos), é uma profissão que principalmente na velocidade de informações que vivemos, precisa estar antenado com tudo.

 

REF: Como você vê o mercado de hoje?

 

EPP: Nossa empresa vê a arquitetura como uma carreira muito sólida e que abre um leque de opções para a atuação profissional, podendo abranger a área da construção civil com o planejamento, gerenciamento e acompanhamento de obras, área de projetos, arquitetura de interiores, urbanismo e paisagismo.

REF: Se você tivesse que escolher outra área de trabalho, hoje, para sobreviver, qual seria?
 

EPP: Como uma boa libriana, eu adoro tudo que é belo, então acho que me dedicaria à medicina estética.

REF: Você considera sua profissão desgastante?

 

EPP: O grande segredo de toda profissão que lida com a expectativa de uma outra pessoa, é saber lidar com a pressão e com os prazos. Dessa forma é impreterível que se trabalhe com uma equipe e parceiros bem afinados como uma orquestra, para que haja o menos desgaste possível.

 

 

REF: Aonde você busca reabastecer as suas forças, quando estas se desgastam?

EPP: Com a família em meio à natureza, um parque ou praia.

Bate bola:

Cor:  Azul

Prato:  Massa

Mania:  Lavar as mãos

Medo: Solidão

Sonho: Ver meus netos

Ídolo: Lina Bo Bardi

Modelo de Vida:  Pensar no positivo

Paixão: Animais

Ódio:  Da minha amiga que come chocolate e não engorda! (risos)

Fé: Deus

Esperança: Igualdade

Saudade: Amor incondicional

Alegria: Filhos

 

Uma mensagem:

"Fazer o seu melhor sempre"

Clique na imagem para  ampliá-la

bottom of page